A ARTE DO OCEANO


HISTÓRIA



Luiz Fernando Clark nasceu no Rio de Janeiro, Brasil e sua relação com o oceano começou cedo em sua vida. Ele tinha apenas três anos de idade quando começou a tomar parte nas viagens de pesca na costa do Rio de Janeiro com seu avô e seu pai. Em 1972 começou a surfar, esporte que reforçou ainda mais sua paixão pelo mar.


Sua verve artística começou a aparecer na tenra idade de sete anos e seu talento, combinado com sua capacidade empreendedora, o levou a sua primeira aventura de negócios quando tinha 14 anos e pintava camisetas com aerógrafo e outras técnicas.


Em 1981 Clark entrou para a Escola Nacional de Belas Artes (EBA) da UFRJ, para refinar suas técnicas artísticas, que até então tinha aprendido apenas como auto-didata.


Sua primeira experiência profissional de empreendedorismo foi em 1984, quando se juntou a marca de surf ENERGIA, uma das pioneiras no mercado de "surf wear" no Brasil. Seu estilo de pintura oceânica e inovador aplicado nas pranchas de surf ajudou a transformar a marca em uma das mais proeminentes no Brasil e que exportava para mercados tão exigentes como da Califórnia, Havaí, Japão e Austrália.


Em 1986 foi convidado para adaptar seus projetos criativos e desenvolver técnicas de pintura personalizada  para um novo modelo de lancha 28 pés estilo offshore. Era o começo de uma longa relação com a indústria náutica que o levou a trabalhar em lugares como Viareggio, Itália e Cabo Canaveral, Flórida.


Ele morou em Viareggio, Itália por quase dois anos, trabalhando na construção do mega iate "Pilar Rossi", propriedade de Nelson Piquet - campeão de F1 na década de 80 e também para outros estaleiros italianos como CUV - Cantiere Uniti Viareggio e Perini Navi.


Durante a década de 1990 ele foi responsável pelo setor de pintura e criação de projetos de personalisação em vários estaleiros de construção de iates de luxo, tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Em 1992 ele participou do Miami Boat Show pela primeira vez, onde conheceu Guy Harvey e Al Barnes, dois dos mais renomadas artistas da pesca de oceano do mundo e que o influenciaram bastante a começar a pintar quadros. Em 1993, ele começou sua própria empresa de pinturas especiais a LF Clark Special Paintings.


Em 1998, ele fez curso de arte contemporânea com o artista Daniel Senise na escola de arte do Parque Lage (EAV) e começou a transferir para as telas suas visões de pescarias e mergulhos.


Sua estreia no mundo da arte foi em 1999 com sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro e nos anos seguintes ele passou a participar de exposicões coletivas e individuais, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo.


Depois de 16 anos de participações em salões Náuticos com suas personalizações em barcos, ele teve sua primeira oportunidade de mostrar sua arte no salão do Rio de Janeiro de 2002.


Em 2005 e 2006, duas de suas pinturas foram selecionadas pela revista Marlin Magazine para fazer parte da sua Art Gallery anual o que incentivou-o a participar do Fort Lauderdale e Miami Boat Shows entre outros salões, como o Dive Show em Palm Beach, Flórida e sua arte foi muito bem recebida pelo público americano.


Desde 2008 ele trabalha por encomenda para clientes no Brasil e nos Estados Unidos. Seu trabalho foi exposto em galerias no Rio de Janeiro, São Paulo e Miami.



CONHEÇA O ARTISTA

INFORMAÇÃO INTERESSANTE


Com os avanços na tecnologia nós agora podemos instantaneamente enviar imagens mesmo estando longe.  Podemos mostrar as imagens que nos rodeiam, revelam nossas emoções e compartilhar nossos momentos mais queridos. O que pode ser mais agradável do que fazer alguém sorrir, mostrando-lhes algo bonito?

Com a ajuda de tinta e pincéis posso literalmente congelar um momento capturado em minha mente e magicamente transportá-lo para a tela, isso tem um efeito verdadeiramente mágico. Ao olhar para o resultado nós sorrimos e sentimos a magia.