A ARTE DO OCEANO


HISTÓRIA



Luiz Fernando Clark nasceu no Rio de Janeiro, Brasil e sua relação com o oceano começou cedo em sua vida. Ele tinha apenas três anos de idade quando começou a tomar parte nas viagens de pesca na costa do Rio de Janeiro com seu avô e seu pai. Começou a surfar muito cedo esporte que reforçou ainda mais sua paixão pelo mar.


Sua verve artística começou a aparecer na tenra idade de sete anos e seu talento, combinado com sua capacidade empreendedora, o levou a sua primeira aventura de negócios quando tinha 14 anos e pintava camisetas com aerógrafo e outras técnicas.


Clark entrou para a Escola Nacional de Belas Artes (EBA) da UFRJ, para refinar suas técnicas artísticas, que até então tinha aprendido apenas como auto-didata.


Sua primeira experiência profissional de empreendedorismo foi quando se juntou a marca de surf ENERGIA, uma das pioneiras no mercado de "surf wear" no Brasil. Seu estilo de pintura inovador aplicado nas pranchas de surf ajudou a transformar a marca em uma das mais proeminentes no Brasil e que exportava para mercados tão exigentes como da Califórnia, Havaí, Japão e Austrália.


Por ter seu estilo de pintura reconhecido foi convidado para adaptar seus projetos criativos e desenvolver técnicas de pintura personalizada para um novo modelo de lancha Cigarrete 28 pés estilo offshore. Era o começo de uma longa relação com a INDÚSTRIA NÁUTICA que o levou a trabalhar em lugares como Viareggio um grande centro da indústria náutica da Itália e na cidade de Titusville Cabo Canaveral na Flórida.


Morou em Viareggio, Itália, por mais de um ano e trabalhou na construção do mega iate "Pilar Rossi", propriedade de Nelson Piquet, tri-campeão de F1 e trabalhou também em outros estaleiros italianos como a CUV (Cantiere Uniti Viareggio) e Perini Navi considerado um dos melhores estaleiros de veleiros do mundo.


Durante a década de 1990 ele foi responsável pelo setor de pintura e criação de projetos de personalisação em vários estaleiros de construção de iates de luxo, tanto no Brasil como nos Estados Unidos. Em 1992 ele participou do Miami Boat Show pela primeira vez, onde conheceu Guy Harvey e Al Barnes, dois dos mais renomadas artistas da pesca de oceano dos EUA que o influenciaram bastante a começar a pintar quadros.


Em 1993, ele começou sua própria empresa a LF Clark Special Paintings.


Ele fez curso de arte contemporânea com Daniel Senise na escola de arte do Parque Lage (EAV) e começou a transferir para as telas suas visões de anos de pescarias e mergulhos.


Fez sua primeira exposição individual no Rio de Janeiro em 1999 e em todos os anos seguintes, passou a participar de exposicões coletivas e individuais, tanto no Rio de Janeiro como em São Paulo.


Depois de 16 anos de participações em salões Náuticos com suas personalizações em barcos, ele teve sua primeira oportunidade de mostrar sua arte em telas com stand de exposição próprio no salão do Rio de Janeiro de 2002.


Em 2005 e 2006, duas de suas pinturas foram selecionadas pela revista Marlin Magazine para fazer parte da sua "Annual Art Gallery" uma grande deferência da melhor revista americana de pesca, o que incentivou-o a participar com stand de exposição próprio nos salões de Fort Lauderdale e Miami Boat Shows entre outros salões menores como o Dive Show em Palm Beach, Flórida. Sua arte foi muito bem recebida pelo público americano sendo um grande sucesso de vendas. Seu trabalho foi exposto em galerias de Winwood Miami, Rio de Janeiro e São Paulo.


Hoje em dia Clark trabalha somente por encomenda para clientes no Brasil, Europa e nos Estados Unidos.



CONHEÇA O ARTISTA

INFORMAÇÃO INTERESSANTE


"Com os avanços na tecnologia nós agora podemos instantaneamente enviar imagens mesmo estando longe.  Podemos mostrar as imagens que nos rodeiam, revelam nossas emoções e compartilhar nossos momentos mais queridos. O que pode ser mais agradável do que fazer alguém sorrir, mostrando-lhes algo bonito?"

"Com a ajuda de tinta e pincéis posso congelar um momento capturado em minha mente e magicamente transportá-lo para a tela, isso tem um efeito verdadeiramente mágico no observador. Agora estou entrando no mundo das NFT's com 2 imagens minhas em NFT na The BinanceNFT blockchain, sendo representado pela galeria Nap Studio de São Paulo."